PROJETO FRANCISCANDO

CURRÍCULO HIROSHI
clique para ver o currículo

O que é o Projeto Franciscando

O Projeto Franciscando teve início no estado da Bahia na década de 80, pelo então recém formado engº agrônomo Edson Hiroshi Seó. No início os trabalhos eram voltados apenas à agricultura orgânica, na forma de assistência e consultoria às prefeituras e produtores da região. Com o passar do tempo, o Projeto se desenvolveu também nas áreas de ferrocimento e biodigestores.


No paralelo ao constante aprimoramento e pesquisas das atividades técnicas, nasceu a necessidade de não apenas assistir o aumento da violência juvenil associada às drogas e formação de gangues, mas atuar de forma produtiva e construtiva junto a esse nicho da sociedade. Nascia então, mais uma vertente do Projeto Franciscando, com um trabalho voltado para a construção civil de casas populares, que revolucionava os conceitos de economicidade desse tipo de edificação, bem como proporcionava oportunidade de capacitação de jovens ao mercado de trabalho, dentro dos padrões legais e éticos, associando educação social básica aos mesmos.

Dessa forma, jovens ociosos em fase de “risco social”, passaram a experimentar um novo método ecopedagógico que educa e capacita, além de empregar exercícios físicos junto ao trabalho ludicamente e estimulando o consumo de verduras e chás medicinais que auxiliam numa rápida desintoxicação com relação às drogas. Este trabalho ecopedagógico proporciona dominar a técnica de construir uma casa popular com materiais ecologicamente corretos, desde a escolha correta do solo para fabricar o tijolo, passando pelo telhado em arco romano sem uso de madeira e terminando no sistema de esgoto Lavoisier, que não polui, mas aduba o solo. Desse trabalho pioneiro com as comunidades juvenis nasceu uma semente, que mais tarde germinou com o nome de Acampamento Franciscando.

Hoje o Projeto Franciscando atua ministrando cursos e dando consultoria técnica nas áreas de bioconstrução, biodigestor, ferrocimento e usos do bambu, além do empreendimento imobiliário Ecovila Clareando, em Piracaia – SP.


Alguns Projetos Realizados

- Empreendimento imobiliário Ecovila Clareando - Piracaia - SP

- Pesquisa e Treinamento em Tecnologia pela Fundação Ashoka de 1989 a 1993

- Treinamento em Agricultura Orgânica pela Fundação Mokiti Okada - 1992

- Ações de Educação Ambiental , Brasília / DF - 1998

- Implantação de Condomínio Ecológico pela Emibra, Brasília / DF de 1996 a 2000

- Filtro hidropônico no Parque Ecológico Visão do Futuro, Porangaba/SP - 2001

- Sistema de tratamento de esgoto ( Zona de Raízes ) no Sebrae , Curitiba/PR - 2001